segunda-feira, 10 de março de 2008

Chances nos playoffs

Shaq treina assistido por um sósia de Jason Kidd


Desde que o Suns trocou Shawn Marion por Shaquille O'Neal, as coisas não andam lá muito bem das pernas em Phoenix. Ao contrário do que muitos críticos resmungaram, o ataque da equipe não sofreu graças a uma provável lentidão de Shaq, que para alguns já deveria estar se dedicando aos bingos, ao tricô e às caravanas de domingo para ir assistir ao vivo ao Sílvio Santos. Acontece que Shaq ficou repentinamente saudável, em forma como não ficava há anos, acompanhou o ritmo do Suns, correndo pra burro, e o ataque da equipe não sofreu. Estranhamente, foi a defesa que virou uma peneira. Se o plano era trazer Shaq para Phoenix justamente para melhorar a defesa no garrafão, o plano deu bastante errado. Se esse for o plano.

Afinal, quem estamos querendo enganar? O plano não é melhorar a defesa no garrafão, o plano não é ganhar mais partidas, o plano não é que Shaq volte a ser um grande jogador. O pivô está lá com apenas uma missão: barrar Tim Duncan. Porque não importa quão bom o Suns seja, eles podem ganhar 80 partidas na temporada, tanto faz. Todos nós sabemos que mesmo assim eles vão perder para o Spurs nos playoffs e voltar pra casa com as mãos abanando.

Se eu tivesse que apontar uma razão para isso (e não pudesse dizer que é a arbitragem, para evitar ameaças de morte e me enfiar numa teoria de conspiração internacional) seria o fato de que o Spurs é o melhor time da NBA quando se trata de defender pick and rolls. Veja bem, eu não tenho nenhuma estatística maluca para provar minha teoria, mas assisti jogos do Suns à exaustão e é o Spurs, apenas o Spurs, que minimiza essa jogada que é o carro-chefe da equipe de Phoenix. Nos momentos cruciais das partidas, o Spurs aperta a defesa, o pick and roll do Suns deixa de funcionar, e aí o ataque fica estático e não consegue decidir os jogos. Em geral é o Amaré quem assume a responsa nessas situações, sendo isolado perto do garrafão e batendo para dentro. O que às vezes dá certo, mas só às vezes. E definitivamente não compensa o fato de que ele é completamente incapaz de defender qualquer jogador. Então, enquanto na hora que mais interessa o Suns fica lá sem saber o que fazer, dependendo do jogo individual, o Spurs fica tranquilo podendo contar com o jogo chato-porém-consistente do Duncan. O mesmo, em graus diferentes, acontece quando o Suns enfrenta quase todos os grandes times da NBA.

Então, quem se importa com o que o Shaq fará nos outros jogos, se a defesa vai piorar, se o ataque vai se manter igual? Grandes merdas. As perguntas a serem respondidas são as seguintes: pode Shaq impedir que Duncan jogue com facilidade no garrafão nos minutos decisivos? Pode Shaq fazer pontos no garrafão quando o ataque do Suns estiver estático porque a principal jogada, o pick and roll, deixou de repente de funcionar?

Depois da partida de hoje entre Spurs e Suns, a resposta é sim. E, ao menos para mim, o Suns deixa de ser o time que fez merda, o time que estragou tudo com a troca, que começou a perder e caiu para o sexto lugar no Oeste. E passa a se tornar o time que pode vencer nos playoffs. Depois de assistir ao vivo à partida, estou convencido de que o Suns tem mais chances de vencer o Spurs numa série de 7 jogos agora do que jamais teve nessa década. Shaq estava tão motivado que se tacou no meio da torcida em busca de uma bola perdida, fez 12 pontos e pegou 11 rebotes só no primeiro tempo, marcou Duncan muito bem especialmente nos minutos finais, e recebeu a bola para jogar no 1-contra-1 no garrafão quando não havia outra coisa a se fazer. Depois de Shaq ter pedido para se adaptar ao Suns e não o contrário, parece que o Suns começa, aos poucos, a se adaptar ao Shaq, chamando jogadas para ele, criando movimentações para deixá-lo posicionado debaixo da cesta, e afunilando a defesa em sua direção.

"Está muito mais difícil pegar rebotes, eles não eram um time tão reboteiro antes da troca. E agora eles tem um corpo grande lá embaixo, o que é bom defensivamente", foi o que disse Ginobili no intervalo da partida. Aliás, assim que o microfone raspou de leve em seu rosto, o argentino pulou para trás e fingiu ter sofrido uma falta da repórter. Quando a pobre moça tentou explicar que o jogo estava no intervalo, Ginobili ficou gritando que ela deveria receber uma falta técnica por ter lhe dirigido a palavra. E então foi embora para o vestiário, passando a mão na boca como se para ver se estava sangrando.

Para coroar sua atuação de 14 pontos, 16 rebotes e 2 tocos, Shaq ainda se negou a aceitar a ajuda de Duncan para levantar depois de sofrer uma falta. A mão do Duncan ficou ali, estendida, e o Shaq continuou procurando a mão de um companheiro para agarrar. Quando a mão chegou, Shaq levantou e o Duncan se manteve ali, parado, com a mão estendida, indignado e com a mesma cara de bunda de sempre. Ali o Shaq mostrou para que veio: se tá lá pra anular o Senhor Cara de Bunda, não vai ficar dando a mãozinha pro sujeito. Eu ri por uns 10 minutos, pra mim tudo que o Shaq faz é engraçado.

No mesmo fôlego, vale comentar que outro time, além do Suns, passa a ter repentinamente grandes chances de vitória nos playoffs. Trata-se do meu Houston Rockets que, agora com 18 vitórias seguidas, está quase mais ou menos meio que tipo assim me fazendo acreditar que é possível ir para a segunda rodada dos playoffs. Sem Carl Landry o Houston enfrentou o Hornets sem David West, o que pra mim tá justo. Landry bateu o joelho e não deve jogar segunda-feira também. O West eu não sei o que tem e nem me interessa, talvez tenha sido fair play para deixar o jogo equilibrado.

O jogo foi uma das partidas mais divertidas da temporada e se você não assistiu, azar o seu. Eu fiquei o tempo todo me perguntando onde é que diabos o Houston aprendeu a defender desse jeito, sendo que nem na temporada passada com o Van Gundy, que é especialista no assunto, o time defendia com essa intensidade. Na falta de Yao e Scola, o zé-ninguém Chuck Hayes deu aula de defesa, o time inteiro deu aula de contra-ataque e o Tracy McGrady deu aula de MVP, acertando arremessos ridículos e passando a bola bem o bastante para deixar até o Chris Paul com inveja. Mas o genial da partida foi o campeonato de 3 pontos que rolou no meio. Na metade do segundo quarto, uma sequência de 12 arremessos viu 11 deles sendo de trás da linha de 3 pontos. Alguns arremessos foram bem planejadas, com Novak e Stojakovic matando bolas na zona morta, mas depois virou palhaçada e o Chris Paul corria e arremessava de 3, convertendo, apenas para o Rafer Alston correr para o outro lado e arremessar sem frescura, até porque sabemos que o Alston arremessa mais do que respira. Nada como bons duelos débeis mentais para alegrar uma noite. Se as bolas não caíssem, teria sido uma merda de jogo e eu teria amaldiçoado o Alston e tido um aneurisma, mas como as bolas caíram (14 bolas de 3 pontos para o Houston, 11 para o Hornets) o jogo foi incrível e divertido pacas. Só que o time da abelhinha não teve chance, perdeu por 10 pontos, e agora não vejo porque o Rockets não pode continuar vencendo esses times grandes na pós-temporada.

Por enquanto, o Houston está com a terceira colocação e o Suns, após vencer o Spurs, está em sexto lugar. Os dois times que parecem cada vez mais ter chances reais nos playoffs estariam se enfrentando se a temporada acabasse agora. Qual seria o resultado? Poderia Mutombo parar Shaq? Para a minha sorte, o Oeste é mais bagunçado que a cara da Preta Gil e as posições ainda vão mudar muito. Preferia que o Houston pegasse o Hornets, por razão óbvias. Eu tenho medo do Suns. E você?

10 comentários:

Renan Ronchi disse...

"Aliás, assim que o microfone raspou de leve em seu rosto, o argentino pulou para trás e fingiu ter sofrido uma falta da repórter. Quando a pobre moça tentou explicar que o jogo estava no intervalo, Ginobili ficou gritando que ela deveria receber uma falta técnica por ter lhe dirigido a palavra. E então foi embora para o vestiário, passando a mão na boca como se para ver se estava sangrando."


Meu Deus do céu, estou tendo um ataque cardíaco lendo isso. Vocês vão pagar o meu cardiologista, vou enviar a conta pelo correio!

Salgueiro disse...

Enquanto o Rockets ganha mais uma, o meu Lakers perde por 1 ponto. É uma puta de uma sacanagem mesmo. Pelo menos o Suns ganhou do Spurs, o que afasta deixa a nossa derrota com um "desconto", mas se bem que o Oeste é um líder a cada jogo, então nem vou comemorar muito. Torço para que o Rockets continue com a fase de vitórias, porque jájá pega o Lakers, e aí amigo; adeus.
Abraços.

Di-w disse...

Jogadores em final de carreira tinham que ter uma clausula contratual, onde seriam obrigatoriamente trocados para o Phoenix.

Mascavo disse...

Esse foi o comentário mais lúcido que eu já vi sobre a troca do Shaq até agora. Agora é ver se um shaq na defesa vale mais mesmo que um shawn marion no ataque, porque é só essa a questão. Até agora, 1 a 0 pro shaq!

Sbub disse...

Eu não tenho medo de nada, meu time já está classificado pros playoffs. Tá bom, eu tenho um medinho do Lebron. Trauma do ano passado.

No Oeste eu queria ver Suns vs. Lakers na final, Mavs vs. Warriors na primeira rodada e Spurs vs. Hornets em algum momento. o Rockets seria legal contra o Jazz mesmo. O Landry ia ter fôlego para marcar o Okur na linha de três ou embaixo da tabela. E Boozer vs. Scola? Dá pra começar logo os playoffs?

Antonio disse...

Só pra falar que puxei um pouco do saco de vocês no meu blog...
Na verdade é porque admiro muito o "trabalho" de vocês.
(risadas enquanto escrevo trabalho)
hahahuahuahauhauhauha

Antonio disse...

E ai Denis, você disse que considera o Blog do Arenas e o Basketbawful mais legais que o de vocês, só que meus critérios no meu blog foram sites sobre a NBA em português. Até mesmo por que nem todo mundo entende a língua do Tio Sam... hehe

e quanto ao postar mais, pretendo fazer isso sim, mesmo meu caso já sendo mais parecido com o Chris Webber, quase me aposentei mas agora quero voltar...espero ter um resultado melhor que o dele
hahaha

abraçooo

Anônimo disse...

obtainable Payton, Lawrence Taylor, Sara through [url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com]designer red sole shoes[/url]

popular features of , in the mean time christian louboutin peep toe low-cost sports favourite your selected extra by themselves player's as well as favored efficiency popular . There are some Allen Iverson, Peyton Manning, Yao Ming, as well as may also be .However in addition to donning which will [url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com/christian-louboutin-women-christian-louboutin-pumps-discount-1_3.html]christian louboutin very mix peep toe pumps[/url]



San Antonio Colleges Celebrate a Ten years of Science and Mathematics Reform

Related help links:[url=http://www.christianlouboutinshoessaleus.com/christian-louboutin-women-christian-louboutin-pumps-discount-1_3.html]christian louboutin decollete pumps[/url]

Anônimo disse...

ZzeRrkJjeEoc [url=http://adidas51.webnode.jp/]nike エア[/url]VfuKyzMphZnx [url=http://nikeonline.blog.fc2blog.net/]nike[/url]NdsLrvIjhNap [url=http://nikeair350.blog.fc2.com/]ナイキシューズ[/url]IbbHazLjaNqr [url=http://nikeshose.blog.fc2.com/]ナイキスニーカー[/urlAeiKyrMaaHtt [url=http://nikeonlie11.blog.fc2blog.net/]ナイキランニング[/url]NiwVuqKejTzl [url=http://ナイキシューズ.seesaa.net/]free nike[/url]UwsZrwCccMax [url=http://シューズナイキ.seesaa.net/]free nike[/url]QypNsjFanYnr [url=http://nikeair11.seesaa.net/]ナイキ[/url]KukGffUzdMkc [url=http://niker.seesaa.net/]nike スニーカー[/url] FwtEerZlrBya [url=http://nikeshose11.blog.fc2.com/]nike free[/url]CqdApuGpeDgi

Anônimo disse...

Christian Louboutin Sandals is one of the best selling items in the becoming sumer.Many women and girls choose cheap Christian Louboutin Sandals on our shop online as their first selection in this summer. Another significant position to consider may be the ratio with the students for the teacher. Nursing schools that preserve a ratio of less than 20:1 are the best. These smaller courses guarantee each student is offered equal focus. [url=http://www.christianlouboutinheelsus.com/christian-louboutin-louis-pik-lame-flat-womens-high-top-leather-sneakers-gold-cheap-2189.html]2012 New Arrival Most Cheap Christian Louboutin Louis Pik Lame Flat Womens High Top Leather Sneakers Gold [0002-DSC_6401] Sale With Free Shipping [/url]

, there're
of the
to support
. One of the most
, you can expect to

Being An Concerned Red Bottom Shoes Father or mother Of a Youngster In Miami Colleges

Related Search:http://www.christianlouboutinheelsus.com/christian-louboutin-pointedtoe-patent-pump-red-cheap-1349.html