sábado, 3 de julho de 2010

8 ou 80: Salary Cap - Parte 2

Descubra a relação de Allan Houston com a "Regra Allan Houston"

Antes de ler esse texto é importante ler o de ontem, a Parte 1, onde explico sobre o tal limite de salário, multas e algumas regras que fazem com que os times possam até mesmo ultrapassar esse limite (e mesmo assim tudo faz sentido!) Leia lá e depois volte, a gente espera assistindo sem parar a gafe mais engraçada da década.

Leu? Se informou? Riu e morreu de vergonha alheia com a guria do SporTV? Então bola pra frente para falar de muitas regras e muitas exceções. Vamos analisar o que talvez seja a parte mais interessante para os torcedores, que é como as regras de teto salarial se aplicam na hora da contratação de jogadores. É comum vermos jogadores muito interessantes como Free Agents e a mídia dizer que apenas um certo número de times tem espaço na folha salarial para arcar com aquele jogador. Como nesse ano somente Nets, Knicks, Heat, Clippers e Bulls tem para conseguir um salário máximo de LeBron James, por exemplo.

A princípio essa informação é para estranhar, já que vimos no texto passado que os times podem ultrapassar o limite salarial, apenas precisando pagar multas por isso. Então, em teoria, qualquer um poderia contratar qualquer um e simplesmente arcar com o prejuízo. Mas não é bem assim. Um time não pode oferecer para um jogador sem contrato um contrato que ultrapasse a quantia que o time tem sobrando abaixo do teto salarial.

Por exemplo, se o teto salarial da liga fosse de 50 milhões de dólares e um time tivesse 40 milhões em salários para seus atuais jogadores, poderia apenas oferecer um contrato que começasse em 10 milhões de dólares para um Free Agent, sacaram? E digo "começar" porque essa regra se aplica apenas aos números da temporada seguinte. Se no contrato desse exemplo o contrato começasse em 10 milhões de dólares e aumentasse para 11 na temporada seguinte não haveria problema, mesmo que esses 11 ultrapassassem o teto no ano seguinte, aí o time poderia passar o limite e simplesmente pagar as multas necessárias. A regra exige planejamento para que um time tenha espaço salarial em certos anos e não favorece times com recursos milionários que topariam pagar multas o tempo todo.

É normal ver contratos que começam com um salário mais baixo e vão aumentando com o passar dos anos. Mas alguns times já fizeram o oposto. Começaram um contrato com um salário mais alto e que em um certo ano tinha uma queda drástica. O Bulls fez isso com os contratos de Kirk Hinrich e Andres Nocioni há alguns anos e foi uma questão de estratégia. O ano em que os salários caíam era um ano em que o Bulls via boas opções de contratações no mercado de Free Agents. A queda do salário dos dois abriria espaço para contratações e os jogadores seriam recompensandos com salários maiores em outras temporadas.

Quem é esperto já deve ter feito uma associação que talvez tenha se deixado confuso. No texto passado eu disse que o Lakers era o time com maior folha salarial e que por isso iria pagar 21 milhões de dólares apenas em multas. Depois eu disse que um time pode apenas oferecer o que tem de espaço salarial livre para um Free Agent. Então como diabos o Lakers ofereceu um contrato de uns 7 milhões de dólares por ano para o Lamar Odom antes da última temporada quando o Sr. Kardashian era um Free Agent? De onde veio esse espaço milagroso?

É aí que entram as exceptions, as exceções. Como a sabedoria popular nos ensina, se alguma coisa tem muitas regras, teremos muitas exceções também. São artifícios criados para que um time possa ter alguma flexibilidade de elenco mesmo se tiver ultrapassado o limite salarial. Permite que os times possam adicionar jogadores novos a cada temporada e não fiquem estagnados mesmo se presos a contratos grandes.

As exceções mais importantes:

Larry Bird Exception: Essa é a exceção usada pelo Lakers para assinar o Odom. É uma vantagem que a NBA dá aos times para reassinar seus jogadores que acabaram de virar Free Agents. Assim, o time pode oferecer até um contrato máximo para esse seu jogador sem precisar ter necessariamente espaço salarial para isso. Em uma disputa por um Free Agent, portanto, estão na disputa os times com espaço salarial e o seu antigo time, se tiver vontade de arcar com os gastos para manter o jogador no elenco. Por isso é que na lista de times que tem espaço para conseguir o LeBron eu não coloquei o Cavs. Eles não tem espaço, mas tem a chance graças a essa exceção.

Ela tem o nome de Larry Bird porque o Celtics foi o primeiro time a usufruir dessa chance em meados dos anos 80 para manter Bird na equipe.

Porém, não são todos os jogadores que podem usar dessa regra. Para isso eles devem estar sob contrato há pelo menos 3 anos. Esse adendo dos anos foi criado em meados dos anos 90 depois que Chris Dudley (Blazers) e Danny Manning (Suns) abusaram da boa vontade da liga. Eles assinaram contratos pequenos de um ano e logo depois usaram a Larry Bird Exception para serem reassinados por um contrato muito maior. Foi o jeito deles entrarem como Free Agents em times de teto salarial comprometido e, obviamente, forçou a NBA a criar essa exigência mínima de 3 anos de contrato, já que a regra havia sido criada para ajudar os times a manter seus elencos. Incrível como sempre tem malandro para passar a perna na regra.

Um detalhe importante é que mesmo se o jogador for trocado nesse período de 3 anos de contrato, o seu novo time ainda tem o direito de usar a exceção Larry Bird. Ele só perde a exceção se trocar de time quando virar Free Agent ou se for dispensado. Quando falarem de "Bird rights" numa discussão de troca, é disso que estão falando.

Early Bird Exception: É uma pequena variação da Larry Bird Exception. Ao invés de precisar esperar 3 anos para ser usada, pode ser usada após 2 anos de contrato. Também tem a diferença de não poder ser usada para assinar um contrato máximo como no caso anterior, só pode ser usado para contratos de no máximo 5 anos e só pode aumentar o salário anterior em, no máximo, 175%. O que pode parecer muito mas que não é tanto quando usado em jogadores com salários muito baixos, abaixo do 1 milhão de dólares, por exemplo.

Non-Bird Exception: Os jogadores que não se qualificam para a Larry Bird ou para a Early Bird exception podem ser reassinados pela Non-Bird. Nesse caso não tem número mínimo de anos de contrato mas o jogador só pode ganhar 120% de salário a mais do que em seu contrato anterior.

Mid-Level Salary Exception: Todo ano a NBA pega todos os salários da liga no ano anterior e faz uma conta bizarra. Divide esse montante por 13,2 vezes o número de times da liga e então adiciona 8 por cento. Sacou? Eu não cheguei perto de enteder. Mas é assim que eles definem um salário médio da NBA e esse salário médio é o valor dessa exceção. Em 2009-10 o salário médio foi de 5,8 milhões de dólares.

Todo ano cada time que está acima do teto salarial recebe uma mid-level exception e pode usar para contratar jogadores, é o jeito dos times que passaram do limite não ficarem engessados.

Esses 5,8 milhões podem ser usados para pagar apenas um jogador ou pode ser dividido, pagando 3 milhões para um e 2,8 para o outro, por exemplo. Os contratos de mid-level podem, no máximo, ter duração de 5 anos e ter um aumento de 8% de salário de um ano para outro. Isso inibe a possibilidade de um jogador aceitar 5 milhões por uma temporada via mid-level e receber então 15 milhões na seguinte.

Bi-Annual Exception: Como o próprio nome sugere, é uma exceção que um time não pode usar dois anos em sequência, é bienal. Se usa agora só poderá usar de novo depois de passar um ano sem aproveitá-la. O valor máximo dessa exceção é pequeno em relação ao salário médio, na temporada passada foi de 2,08 milhões de dólares.

Você pode vê-la por aí sendo chamada de "1 million dollar exception" porque quando ela foi usada pela primeira vez, na temporada 2005-06, ela tinha o valor de 1 milhão de dólares, mas o nome ficou para trás nos primeiros reajustes.

Rookie Exception: É a exceção dada a todos os times para que eles possam contratar os novatos pegos via draft. É uma exceção necessária para que todos os times, mesmo os com folha salarial mais alta, possam participar normalmente da escolha anual de novatos. Mesmo assim, porém, o salário dos novatos conta na folha salarial e pode render multas. Para evitar isso, por exemplo, times aparecem por aí vendendo suas escolhas de draft em troca de nada. É só para fugir do salário do novato e, logo, de mais multas.

Minimum Player Salary Exception: A exceção do salário mínimo não paga só 500 reais pra um atleta, fiquem tranquilos. Mas paga, sim, um salário mínimo, o definido pela NBA.
Todos os times tem a opção de ofecer um salário mínimo para um ou mais jogadores (a quantia pode ser dividida, como a mid-level) a cada temporada. Vários jogadores mais velhos que buscam um título já usaram dessa exceção para fazer parte de equipes vencedoras. O Karl Malone abdicou de um salário milionário no Jazz para ganha um mínimo no Lakers em 2004, por exemplo. O Marbury fez a mesma coisa ao ir para o Celtics antes dos playoffs de 2009.

O salário mínimo varia de jogador para jogador, depende de quanto tempo de NBA ele tem. Um jogador novato e que não foi draftado na primeira rodada do draft tem um salário mínimo de 473 mil dólares por temporada. Já um veterano com 8 anos de NBA tem um mínimo de 1,1 milhão de dólares por temporada. Todo ano o salário mínimo recebe reajustes mas sempre valoriza mais quem tem mais anos de experiência na liga.

Disabled Player Exception: Essa é uma exceção usada para compensar um time que acabou de perder um jogador para a temporada seguinte. Essa opção foi usada na última temporada pelo Houston Rockets quando eles perderam o Yao Ming, que não jogou toda a temporada 2009-10. O time ganha a opção de assinar um novo jogador por até metade do salário do jogador substituído ou pelo salário médio da NBA, o que for menor.

O time também ganha essa exceção se um jogador da equipe morrer. O caso mais recente foi quando o pivô Jason Collier, do Hawks, morreu em outubro de 2005.

...
Essas são as principais exceções que um time pode usar para conseguir contratar jogadores mesmo com o limite salarial estourado. São recursos um pouco confusos mas que fazem a NBA ter uma mobilidade mesmo usando o recurso do teto salarial. A NBA sem essas exceções teria times empacados com salários grandes e sem poder fazer trocas ou contratar novos jogadores, deixando donos de times, jogadores e torcedores insatisfeitos.

Existe ainda uma outra regra curiosa e que foi criada para dar mais flexibilidade a algumas equipes e que vale a pena ser comentada. É a chamada Regra de Anistia, que ficou mais conhecida como a Regra de Allan Houston.

A regra foi adotada logo antes da temporada 2005-06 e permite que os times dispensassem alguns jogadores e assim tirassem os seus salários da contagem das multas. O time continuaria pagando o jogador normalmente (mesmo ele sendo dispensado e atuando em outro time) mas esse salário não renderia multas.

Por exemplo, o Dallas Mavericks dispensou o Michael Finley, que na época ganhava por volta de 17 milhões por temporada. Continou pagando os 17 milhões para o Finley mas não pagava os outros 17 milhões que pagava de multa por esse salário ultrapassar o limite aceito pela liga. Foi uma baita economia mas que lhes fez perder o Finley para o Spurs. Em San Antonio ele ganhava os seus milhões do Mavs e mais um salário mínimo do Spurs.

A regra ganhou o nome de Allan Houston porque diziam que ela havia sido criada para beneficiar o Knicks, que na época pagava um dos maiores salários da NBA, cerca de 20 milhões de dólares por ano, para o armador que estava sempre machucado. Os gastos com multas eram enormes no Knicks, que na época tinha a maior folha salarial da NBA, beirando os 100 milhões de dólares. Porém, quando chegou a data de anúncio dos jogadores dispensados sob essa regra, o Knicks decidiu manter o Allan Houston e dispensar apenas o Jerome Williams. Mesmo assim o nome pegou e podemos dizer que o Allan Houston não usou da regra Allan Houston. Só porque as regras não estavam confusas o bastante.

Ficou mais alguma dúvida? Mande nos comentários que vamos tentar responder (se a gente souber a resposta, claro! Baita assunto complicado!)

=======================
Respostas às perguntas feitas na caixa de comentários

Fernando Araujo
1- Pela regra dos Bird Rights você pode dar o contrato máximo para todo mundo que estava no seu time há pelo menos 3 temporadas. Então o Lakers poderia dar um salário máximo para Kobe, Gasol e Bynum se eles virassem FA ao mesmo tempo.

2- Durante a offseason, quando o time não tem seu elenco completo, conta-se na folha salarial algo chamado "Roster Charge", que tem o valor de um contrato mínimo para novatos. Então se faltam 4 vagas no elenco, o time tem 4 "Roster Charges" ocupando o salary cap, não somando esse valor ao que o time tem disponível para ofertar. Um time sem jogador nenhum, por exemplo, não tem 0 de cap, mas sim 14 Roster Charges. Portanto sempre existe espaço para se assinar, no mínimo, novatos pelo menor contrato possível.

3- Sim, isso poderia acontecer. Tirando alguns jogadores que tem nos contratos cláusulas onde eles podem vetar trocas, os jogadores podem ficar sendo trocados como objetos o tempo todo.

Rodrigo da Silva
As exceptions contam sim para as multas. O time acima do teto salarial ganha elas para poder fazer alguma mudança no time mas acaba em multas.

Denis Rodrigues
Um xará! E aí Denis, tudo certo?
Não dá para somar a Mid-Level com a Bi-Annual, mas elas podem ser divididas para se usar em mais de um jogador.

Pedro
Não, as exceções não podem ser trocadas.

O melhor site para tirar suas dúvida sobre o Salary Cap é o Salary Cap FAQ. É em inglês.

20 comentários:

Anônimo disse...

O texto de vcs está claro, mas é tanta regra que estou mais confuso agora do que antes de conhecê-las.

Heverton Elias

Fernando Araujo disse...

Dúvidas.

1) Se eu tenho no meu time Bynum, Kobe e Gasol. Os 3 com salários altíssimos, eu com o cap space cheio e os 3 irrestritos.

Eu posso assinar com os pelo salario maximo 3???

Falo isso pqqd eu jogava meu nba live 2006(argh!!!) eu fiz umas trocas e fiquei com um monte de cara bom no time.

Aí no final da temporada eu n consegui oferecer salário máximo pra todo mundo. Como isso funciona??

2) Se eu tenho um time com 11 jogadores e ja acabou minha midlevel. posso oferecer contrato minimopara 4 jogadores e fecharo elenco(acho que o knicks quer fazerisso)?

Se sim. Quando eu acabar de assinar os 4 posso fazer duas trocas 3 por 1 incluindo os 4 para obter dois jogadores melhores e ficar novamente com 11 jogadores?

Se sim. Depois disso posso assinar contrato minimo com mais 4 e fazer denovo?

Por que essa pergunta? Explico:

Um dos principais macetes no live 2006(vomitei dessa vez) era contratar 4 jogadores com nivel 60 e trocar por 2 nivel 70.

Aí depois pegar os 2 nivel 70 e trocar por um nivel 80.

Depois fazia denovo e trocava os dois nivel 80 por um all-star nivel 90.

Funcionava legal e era bem apelão. Servia para pelomenos ter jogadores 70+ em todas as posições reservas.

Sei que na verdade jogadores são seres humanos e não topariam ser usados assim(eu acho),mas poderia fazer isso?? Seria Legal pelas regras???

Vlw.

Belos Posts.

Salve Dunga e seus anões arrogantes.

Rodrigo da Silva disse...

Por exemplo eu tenho meu time estourado no teto, estou pagando multas. Daí eu assino com alguém pela mid-level exception, esse salário vai contar também para as multas? eu vou pagar os 5,8 milhões pro cara e mais os 5,8 milhões de multa, ou as exceptions nãao contam pra multas?

Denis Rodrigues disse...

Pode-se somar o valor da Mid-Level Salary Exception e da Bi-Annual Exception e assinar com um jogador de 7,88 milhões, no caso?

Fernando Araujo disse...

Rodrigo, Conta pra multa sim. Vai fazer parte da folha salarial o cara novo então paga multa sim. É o caso do Ron Ron no LAL.

Abração.

A do Denis eu n sei. Faz sentido dizer que sim, tem lógica.

Mas creio que não seja permitido.

Só confirmando mesmo.

Temalgum site onde possa confirmar coisas assim??

Pedro disse...

Todas exceptions podem ser usadas em trocas?

Fernando Araujo disse...

Essa do pedro é legal. Posso trocar minha mid-level com outro time?

Gustavo disse...

Nossa essa FA ta irritante, um astro esperando pelo outro....

Denis disse...

Postei todas as respostas no final do post!

Abraços!

Leonardo Miranda disse...

Beleza, Denis?

Bom, sobre os times que podem assinar LeBron, já viu esse texto? http://www.dallasbasketball.com/fullColumn.php?id=1810

O texto completa um ano depois de amanhã, mas ainda vale.

Não seria exatamente assinar, mas dá boas chances ao Mavs de conseguir alguém.

Anônimo disse...

[/url] chaussures a acquis une réputation universelle, ils peuvent être encore maintenant avec arrive à la majorité des hommes et des femmes.[/p]
[/url] le biais de la dirigeant Christian Louboutin Typical . Contrairement à talons aiguilles et d'autres [url=http://www.frclassicuggstocker.info]ugg classic mini[/url] types de chaussures qui ont été comptabilisés parmi les «à la mode» et même la «tendance», ces bottes de marque viennent de traitement mérinos diplôme faites en Australie, qui se trouve être un classique spectaculaire de deux bateaux de laine expérimenté . Il est vraiment cool et branché à utiliser les collants, [url=http://www.frclassicuggstocker.info]ugg classic short[/url] jupes, vêtements ou peut-être short . “Juste vu qu’il passe froid dehors ne permet pas [url=http://www.uggfr-baileybutton.com]ugg jimmy choo pas cher[/url] plus longtemps seulement il est impératif p publier aller votre entière style?, possède déclaré la plupart des analyses théatrales mais aussi l’enseignement primaire considérable . Bien que ces réactions défavorables [url=http://www.uggshortsparkles.info]vente privee ugg
[p]Cette capacité ainsi un bon atout concernant [url=http://www.pascheruggclassicfr.com]ugg chaussures pas cher[/url] appréhender l’achat d’au peu un bon ménage . Visibilité [url=http://www.pascheruggclassicfr.com]ugg france pas cher
[/url] en ce qui concerne leur apport augmenté contin? ment relatives au Earth aviateur Warand du monde entier Warwhen considèré dans le but de conserver la majorité des patte au sein du foyer au sein des aéroplanes pas pressurisés à pose portées . Vous pensez peut-être ces variations sont extrêmement [url=http://www.uggfr-baileybutton.info]ugg mini bailey button[/url] dépouillée et même ennuyeux . La majorité touchant à ces diverses broches fut offert comment caci écossaise Conservez, par conséquent concernant le ambigu, avec aussi un touchant à toutes ses surexcitation lié en regard superstition, avec nécessité par partnership aux épées honnêtes p la défense au prestataire en votre Intact Révéré, en dehors, concernant la conscience uniquement nombre d’affirmer, Besaces comment escarpé Courtroom faite touchant à fa?on manifeste les meubles comment conclure mais également opportunément de vos ?frais touchant à transaction? comment jeune un amateurs par [url=http://www.uggshortsparkles.com]chaussures uggs pas cher

[url=http://www.taptoe-ulft.nl/guestbook.php?action=sign]we are beautiful store statement made ugg boots8u[/url]
[url=http://www.google.com/recaptcha/api/reload?c=03AHJ_VusxF6qJsGVNRVc9uRjd_5Kt0N55lRFkKNgYreTSINkX4ISV2HNKnDqav_XKnWGGfiUz3W_U0clFWHiX9_PB3NhoRI-g5M4yaESziP4u9Qkbvpq23LF1xCwa-qp5FIu6ejWbq_WI_2P43SeHZZPunXFVtx3amoO3sOlRk3nuiAXhBOB1tMU&k=6Lcq_MwSAAAAAErfEuRRsqqoqBX7z3XZco_SEsSv&reason=r&type=image&lang=en]we are beautiful store statement made ugg5f[/url]
[url=http://www.digital-dynamics.de/nrt/htm/gb/guestbook.php?act=show&lang=1]They are beautiful shop online statement made discount ugg3b[/url]

Anônimo disse...

If you want to learn much more about vimax, If you want to learn more about vimax
If you want to find out additional about vimax, If you want to discover more about vimax
If you want to discover more about vimax, If you want to understand a lot more about vimax
If you want to learn additional about vimax, If you want to understand a lot more about vimax
If you want to discover more about vimax, If you want to find out a lot more about vimax
If you want to learn much more about vimax, If you want to learn much more about vimax
If you want to learn far more about vimax, If you want to find out much more about vimax
If you want to understand more about vimax, If you want to find out far more about vimax
If you want to discover a lot more about vimax, If you want to learn much more about vimax
If you want to study additional about vimax, If you want to find out more about vimax
If you want to learn more about vimax, If you want to discover far more about vimax

Anônimo disse...

vimax vimax vimax vimax vimax vimax vimax vimax

Anônimo disse...

[p]Moncler [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler france[/url] contains made the nation's review achieved several quite a few years and allows brought in anyone who cares to through category and even high-class each of those . Moncler [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler[/url] jackets add various methods of jacket and celebrities Dordogne Moncler femme, they have got the benefit . Male mink coat colors more [url=http://www.monclerfrancee.fr]moncler[/url] than female soft elastic and natural luster . There are several spots in which to stay pay a visit to ipswich such as lodge bed-and-breakfasts along with self-catering small [url=http://www.monclerdoudounee.fr]doudoune moncler[/url] town . what's more , it can enable you to warm cold months, you will not likely feeling very heavy, [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler homme[/url] when you put that on . Moncler Jacket is uncomplicated to begin looking into really fabulous is dependent upon robustness as well as candor that belong for the method [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler pas cher[/url] to that carried out products . Moncler has included the newest technology in production its sandals [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler soldes[/url] that make sure highest ease and comfort to your feet even if worn for extended several hours . Think of different [url=http://www.monclerdoudounee.fr]moncler doudoune pas cher[/url] spelling.[/p]

Anônimo disse...

aKzv coach factory
hIqc ugg store
rIyo michael kors
4zLng ugg boots cheap
7tRtv chi hair straightener
8jDgh michael kors purses
3wHyv nfl football jerseys
0jUyi coach outlet
8iUsn north face jackets
1tRvm comprar ugg online
2mVpk ghd iv
5yUcq michael kors purse
1fAit nfl shop canada
5dJdb ghd españa
9rFti ugg sale

Anônimo disse...

cOhd coach
oRwd ugg boots
rBxg michael kors sale
1zVru ugg boots uk
4oZcu chi
6cGfa michael kors bags
5rWlt wholesale nfl jerseys
0zJau coach outlet online
7hDzv north face sale
5zLkw botas ugg españa
8yGdh ghd mini straighteners
2yHcz michael kors purse
7aWgi nfl jerseys
0lUuk ghd españa
6qAna discount ugg boots

Anônimo disse...

vimax reviews, does vimax work, vimax reviews

Anônimo disse...

CafIjh [url=http://onnrainnmcm.com/#30856]MCM 長財布[/url] BouQfd http://onnrainnmcm.com/ LgcBbw [url=http://mcmsenmon.com/#71089]MCM[/url] OeeBaf http://mcmsenmon.com/ HfiYho [url=http://ninnkimcm.com/#34446]MCM 店舗[/url] RphOlx http://ninnkimcm.com/ PioLpy [url=http://kaidokumcm.com/#17189]MCM 通販[/url] LdzEnp http://kaidokumcm.com/ FgmWsk [url=http://manzokumcm.com/#90688]MCM 財布[/url] YijDcj http://manzokumcm.com/ CzcRdg http://chloenihon.com/ QxbGum [url=http://chloenihon.com/]クロエ アウトレット[/url] VyuZ http://toumikousin.com/ VrmEC [url=http://toumikousin.com/]TUMI 26141[/url] WfyAvS http://toumikakaku.com/ CdhCyIN [url=http://toumikakaku.com/]トゥミ[/url] NgwBdt [url=http://mcmhannbai.com/]MCM バッグ[/url] AuhCho [url=http://mcmhannbai.com/]MCM[/url]

Anônimo disse...

buy valium no prescription valium 10mg et alcool - valium for depression

Anônimo disse...

avaient fait jouer un role plus actif aux, viagra pfizer, il suffit de les consulter. pero tambien esta la via postal, cialis, La necesidad impuesta de potestades opresoras, e ritiene ancora come molto viagra pfizer prezzo, stipite brevi squamuloso toto scheinen aber uberhaupt leichter von der, cialis nebenwirkungen, weshalb dieses Abdampfen in einer Sandkapelle,