sábado, 17 de julho de 2010

Os reis - Parte 3: Chris Bosh

Encerramos hoje (para alegria de alguns, que não aguentam mais ver a gente falando nisso) uma série de 3 artigos sobre o novo Miami Heat. Cada um deles foca um dos três jogadores que acabam de assinar com a equipe (LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh), analisando o que essa superequipe significa para cada um, para suas carreiras, e como decidiram tornar essa união possível. O primeiro artigo foi sobre Dwyane Wade e seu posto soberano no Heat. O segundo foi sobre LeBron James, seus tempos de colegial e como isso pode ter influenciado sua escolha. Para finalizar, o terceiro artigo abaixo aborda Chris Bosh, sua maldição por ter que jogar de pivô e sua invisibilidade em Toronto que tenta, agora, ser deixada para trás.

Bosh parece um dinossauro, tem pescoço de brontossauro, e por isso não deveria sair do Raptors

No ano em que o Chris Bosh entrou na NBA, era uma droga conseguir acompanhar jogos do Raptors. As transmissões na internet eram escassas e a TV religiosamente ignorava a franquia fracassada do Canadá, que nem é país de verdade, para transmitir jogos do LeBron James novato e do Denver Nuggets com Nenê e Carmelo Anthony (especialmente a TV brasileira, que tem um patriotismo bizarro e nos forçou a assistir por muito tempo um dos piores quintetos da história da NBA, que era aquele Nuggets com o brasileiro ainda novato, irch). A maioria das coisas que sabíamos de Bosh era de "ouvir dizer", até ele jogar o All-Star Game com os outros novatos. A primeira vez que ele tocou na bola fora do garrafão e bateu para dentro com uma série de dribles secos, rápidos e bem executados, fui à loucura. Seu físico lembrava o de Kevin Garnett nos primeiros anos na liga, ou seja, um magrelo anoréxico de braços gigantescos, mas com mãos é pés rápidos, talento para sair driblando, arremesso consistente e muito confortável de frente para a cesta, como se fosse um armador que comeu muito Neston quando era criança e cresceu demais. Fiquei imaginando que colocar aquele sujeito dentro de um garrafão deveria ser um crime punido com cadeira elétrica. Se não fosse pelos seus 2,08m de altura, ninguém jamais teria considerado tal heresia. Mas num time sem tamanho, Bosh não apenas foi colocado perto do aro - ele virou o pivô da equipe.

Para se ter uma ideia, é o equivalente a colocar uma garotinha de 4 anos no seu vestidinho de aniversário para enfrentar, várias vezes por semana, escoceses gordos que arremessam toras de madeira e comem carne crua. Os primeiros anos de Bosh foram cruéis, com as dificuldades de adaptar-se à liga - que afligem a todos os pirralhos - somadas às dificuldades de jogar fora de sua posição natural, ganhar físico rapidamente e apanhar mais do que a Rihanna dos brutamontes no garrafão. Mesmo que a NBA tenha sofrido nos últimos anos com uma imensa falta de pivôs, Bosh sempre teve que jogar contra jogadores muito mais fortes, mais físicos e na maioria das vezes mais altos do que ele. Conforme se distanciava do aro para poupar o físico e usar melhor seus recursos ofensivos, como arremessos e infiltrações, mais o Raptors sofria com a falta de uma presença física lá dentro, especialmente para os rebotes ofensivos.

A situação era tão ruim para o Bosh que o Raptors, em desespero, escolheu um pivô no draft muito antes do que ele merecia, apenas para suprir a necessidade. Era o brasileiro Baby, um dos piores pivôs a ter pisado numa quadra da NBA, e ali se dava o primeiro passo da maldição de Chris Bosh. Seu desenvolvimento dependia de que pudesse jogar em sua posição natural como ala de força, e o Raptors destruiu-se como franquia apenas para tentar reparar essa impossibilidade: com contratações, trocas ou mudando o estilo do time para jogar com o Bosh no garrafão sem prejudicá-lo tanto, o time foi pelo ralo junto com o físico, a felicidade e o rendimento do pivô improvisado.

A lista de fracassos do Raptors nas tentativas de acomodar Bosh é imensa. Além de Baby, no mesmo ano contrataram Aaron Williams, que vinha de uma boa temporada alimentado pelos passes de Jason Kidd, e é claro que ele não deu certo sem o armador que faz a carreira (e o salário) de tantos jogadores por aí. Com a chegada de Bryan Colangelo, engravatado que administrava o Suns e resolveu ir brincar no Canadá, Baby foi imediatamente trocado pelo Kris Humphries, um pivô que nunca deu certo mas ao menos quebra um galho na defesa. Colangelo trouxe também Nesterovic, o pivô de ombros largos e cabeça minúscula, com cérebro de estegossauro, que foi campeão no Spurs mas só faz o trabalho sujo, não sabe sequer amarrar os cadarços. O pirralho Charlie Villanueva, que estava chutando traseiros e na briga por ser novato do ano, ganhava cada vez mais minutos em quadra e forçava, com isso, Bosh a jogar de pivô. Após muitas reclamações, embasadas nas lesões cada vez mais frequentes que assolavam o corpo combalido do pivô improvisado, Villanueva foi trocado pelo armador TJ Ford apenas para que Bosh ficasse contentinho. Mas o armador não apenas era feito de vidro e sofreu sérias lesões durante sua estadia em Toronto (uma delas, na coluna, com risco de lhe encerrar a carreira) como também, mesmo saudável, nunca deve ter passado a bola uma vez sequer para o Chris Bosh porque é um fominha safado. Depois da ida de Villanueva, veio o pivô Jake Voskhul, que me obrigou até a ver como escreve o nome dele no Google, vinha de uma temporada razoável no Suns e foi uma das aquisições mais risíveis na história da franquia. Quando Jermaine O'Neal foi trazido ao elenco, a única ajuda legítima que Bosh recebeu no garrafão em toda sua carreira, contusões tiraram o vovô das quadras por muito tempo e Jermaine foi rapidamente trocado para liberar espaço salarial em uma temporada que já estava completamente perdida mesmo.

Não faltou esforço em Toronto por parte de Bryan Colangelo. Por vezes, fez o possível para trazer ao menos algum pivô para a equipe e colocar Bosh na ala. Por outras, frente ao fracasso absoluto dos pivôs que frequentaram o elenco (era tanto cara ruim que seria melhor usar o Rajon Rondo de pivô), tentou tornar o Raptors uma cópia paraguaia do Suns, com o Bosh jogando de pivô num sistema de jogo veloz, de correria, que permitisse aos jogadores de garrafão atacar o aro ao invés de ter que jogar de costas para ele, enfrentando marcadores maiores e mais pesados, como fazia Amar'e Stoudemire em Phoenix. Nunca deu muito certo em parte porque sempre faltou ao time um armador que pudesse impor esse estilo de jogo (TJ Ford sabe correr, mas só para a frente e alguém tem que ficar perto de sua orelha para avisar que a quadra acabou), mas também porque Bosh continuava sofrendo com o abuso físico de ter que defender pivôs maiores e ser recebido com pouca delicadeza no garrafão pelos defensores adversários. Desde sua segunda temporada na NBA, nunca chegou nem perto de jogar todas as partidas graças a lesões físicas, com exceção da temporada em que jogou ao lado de Jermaine O'Neal, em que conseguiu resistir a 77 jogos.

É por isso que as reclamações constantes de Bosh nunca foram tidas como "estrelismo": elas sempre foram justificadas. Chris Bosh é um jogador auto-centrado, de vida pública bastante restrita, longe de quaisquer polêmicas ou debates. Sempre se deu bem com a vida no Canadá, longe dos grandes centros comerciais, da falação da mídia e da badalação dos fãs americanos. Declarou seu amor ao estilo de vida canadense um sem número de vezes, dando todas as indicações de que se manteria no Toronto Raptors assim que surgisse a oportunidade. Mas nunca parou de avisar, em tom de reclamação, que só teria como ficar no time se montassem ao seu redor uma franquia vencedora - em que ele pudesse jogar de ala, não de pivô. Chororô que lhe virou marca registrada.

O ego de Bosh sempre foi uma coisa bastante confusa. Sua postura tranquila e humilde de morador canadense que não se importa de morar longe da atenção da mídia convive com uma postura de estrela que constantemente afirma não ser um jogador para "fechar um elenco", mas sim uma estrela em volta de quem franquias deveriam ser construídas. É possível entender um pouco isso. Quando ele era novato ninguém tinha como acompanhar seus jogos, longe das grandes televisões, mas agora é fácil pela internet e nosso amado League Pass. Só que para o público em geral, mesmo nos Estados Unidos, que depende em grande parte da televisão para acompanhar a liga, Bosh ainda é um desconhecido. Tratam-no como um jogador secundário, um cara "bonzinho" no garrafão, e não lhe ajuda a imagem em nada o fato de que continua, ano após ano, jogando fora de sua posição de origem. Bosh ganha mais peso, mais músculos, mais massa, aprende a dar e receber porrada, mas não dá pra esconder a verdade: ele é magro, fraco e desconfortável frente ao impacto, para força física não existe silicone ou batonzinho que possa dar uma disfarçada. Nas raríssimas ocasiões em que podemos ver - pela internet - o Bosh jogando como ala durante frações de uma partida, é como se o céu abrisse e os anjos tocassem vuvezelas: ele é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogadores da NBA. Mesmo tranquilo, humilde, brincando no Canadá com os ursos e os guardas florestais, deve ser bastante chato não ser reconhecido como merece graças a simples ignorância. Um jogador de seu calibre deveria, ao menos, estar nos playoffs constantemente para ter o mínimo de exposição na mídia e mostrar seu lugar. Mas em 2006-07, depois das trocentas alterações que o Bryan Colangelo fez ao elenco, o Raptors acabou em terceiro no Leste e foi facilmente eliminado pelo Nets em decadência. No ano seguinte, acabaram em sexto e foram eliminados pelo Magic, que começava a se tornar uma potência. Depois, nunca mais. Assim como aconteceu com o Cavs de LeBron, que fez as trocas mais estapafúrdias do mundo para mostrar serviço e nunca adiantou, o Raptors trouxe bons jogadores mas nunca sanou a principal deficiência, alguém no garrafão para ajudar Bosh. E, assim como Dwyane Wade, Bosh sabe como é estar num time fracassado, com apenas uma estrela, que sofre miseravelmente apenas para conseguir alcançar os playoffs.

A amizade com Wade vem desde que se reuniram pela primeira vez para jogar pela seleção americana. Sempre saíram juntos no Canadá, nas visitas do Heat a Toronto, e decidiram assinar contratos menores de extensão com suas equipes por partilharem do medo de ficar em times que fediam. Haviam se divertido tanto jogando juntos na seleção que não queriam mais ficar em times derrotados segurando o peso sozinhos. Dizem que, durante anos, Bosh alimentou a certeza de que iria jogar com Wade caso o Raptors não se transformasse. Quando a última temporada terminou, toda a esperança do Toronto Raptors de ter Bosh de volta não era nada além de aparência, aquela fé obrigatória que deve-se ter frente aos fãs para aparentar que, no mínimo, "a gente fez o que podia para manter o jogador". Era muito óbvio que ele sairia, e todos os amigos da dupla Bosh e Wade - LeBron James e Amar'e inclusos - sabiam que os dois jogariam juntos em algum lugar. Flertaram bastante com o Chicago Bulls apenas porque lá o Bosh sabia que não teria nunca mais que jogar de pivô, deixando a função para o Joaquim Noah. Por fim, preferiram ficar no Miami Heat apenas pela possibilidade de que o LeBron se juntasse a eles.

A decisão beneficiou Wade por lhe manter a casa, a praia, a camiseta, o título de prata da casa, maior estrela, queridinho da torcida. Para o LeBron, foram prometidas vagas de emprego para amigos, privilégios no ginásio para familiares, e uma franquia vencedora com planejamento e que há pouco ganhou um título de NBA mesmo com um elenco mequetrefe. Para o Bosh não poderia ser diferente e promessas também foram feitas: só assinou com a equipe quando Pat Riley lhe prometeu, pessoalmente, que ele não teria que jogar de pivô nunca mais.

A promessa de posição basta. Aquele papinho de que "sou bom o bastante para que times sejam construídos ao meu redor" é coisa de quem quer atenção, provar que é bom, não é um ego absurdamente gigante que vai devorar o Heat - embora seja um pouco perigoso. Deve ser suficiente que ele possa jogar na posição em que ele domina, como ala-pivô, constantemente em rede nacional, em televisões de todo o mundo, e possa mostrar para o público que pode ganhar alguns jogos por conta própria. Não tenho dúvidas de que vai surpreender muita gente, eventualmente sendo realmente melhor que Wade ou LeBron, e é apenas disso que ele precisa para reforçar sua auto-estima e colocar-se entre os grandes depois de tanto tempo exilado no Canadá. Ao contrário do que se imagina, ajuda muito o fato de que Miami não é um grande centro basquetebolístico e que Bosh terá mais chances de poder ir ao mercado comprar papel-higiênico - no Canadá ele podia andar de um lado para o outro sem problemas, ir ao shopping, ter uma vida comum (lembro até que o Matt Bonner, em seus tempos de Raptors, ia para o ginásio de trem). Fazer isso em New York seria impossível, em Chicago seria muito difícil, e tornou Miami ainda mais atraente.

Muito se fala sobre os três egos eventualmente acabarem implodindo Miami. Curiosamente, acho que o maior perigo está justamente no Bosh, que ainda sente que precisa se afirmar como jogador, provar quem ele é e o que sabe fazer. LeBron e Wade já são consagrados, amados-idolatrados-salve-salve, só lhes falta vencer (ou voltar a vencer). Quem pode exagerar a mão e exigir mais a bola, ou entrar em crise caso tenha que jogar de pivô, é o Bosh. Por sorte, seu comportamento em quadra sempre foi exemplar e silencioso. Não é um líder vocal, não fala com os companheiros, não dá ordens, não dá broncas, não pede a bola. Joga com uma seriedade que aprendeu com Kevin Garnett, joga cada vez mais defensivamente como seu grande ídolo do Celtics, e vai ser uma múmia em quadra enquanto LeBron grita e dança e Wade comanda o time no gogó. Os problemas podem aparecer apenas nos vestiários, e com o tempo. O essencial para evitar um desastre será um elenco que coloque um pivô ao lado de Bosh e um técnico que saiba colocar a bola em suas mãos, porque dificilmente ele irá pedir por ela sozinho.

Vamos falar mais sobre ele mais tarde, mas Erik Spoelstra é um excelente técnico, novo, descolado, disponibilizando os esquemas táticos do Heat para serem vistos em seus iPhones. Arma bem seus times, é excelente desenhando jogadas, sabe se comunicar bem especialmente com as novas gerações de jogadores (tem apenas 39 anos, é uma ninfeta), e saberá dividir bem a quantidade de tempo que a bola passará nas mãos de cada jogador. O curioso é que LeBron e Bosh tiveram dois dos piores técnicos da história da NBA: Sam Mitchell em Toronto e Mike Brown em Cleveland, então a dupla vai ter orgasmos múltiplos por ser treinada por um técnico de verdade. Pode até ser que o Pat Riley, um dos melhores técnicos de todos os tempos e atual engravatado-mór do Heat, assuma esse time. Mas a verdade é que sequer será necessário, e vai ser muito mais divertido ver essa molecada sendo treinada por um técnico moleque como eles. A felicidade de Bosh e sua participação nas jogadas de ataque está em boas mãos. Só falta agora ao Pat Riley arrumar um ou dois pivôs para quebrar um galho.

Seus tempos no Raptors lhe fizeram invisível para a maior parte dos torcedores, o que pode ser uma maravilha para caras como Kwame Brown e Darko Milicic (que não conseguem jogar sob pressão), mas foram prejudiciais para um jogador tão bom quanto Bosh. Sinceramente, acho ele o ponto mais importante desse novo Miami Heat e muita gente sequer percebe. Seu talento é absurdo, ele é de fato um dos melhores jogadores da NBA, se jogar fora do garrafão vai provar que chuta traseiros e deve ganhar muitos, muitos jogos dominando sozinho. Por outro lado, é nele que encontramos as maiores chances de descontentamento, seja por jogar de pivô (por enquanto o elenco não tem outro pivô), seja por não tocar na bola o bastante, já que ele sente ter muito a provar. Além disso, suas contusões são excessivamente constantes, uma fascite plantar adquirida com o excesso de tempo como pivô no Raptors deve perseguir-lhe por toda a carreira, e as maiores chances de contusão são suas. Aí está o ponte forte e o ponto fraco desse Miami: Chris Bosh é bom o bastante para deixar de ser invisível e se tornar um dos três reis, tão soberano quanto os outros, mas suas contusões e sua situação nos bastidores vão decidir se esse império cairá ou não.

35 comentários:

Alisson disse...

Nenhum pivô? E o Zidrunas? E o Joel Anthony? Tá bom, apelei no último. Mesmo assim, acho que o Z vai ser o pivô titular desse meu Heat mais lindo do mundo. :)

Lucas Candemil disse...

Heat não tem outro pivô?
E o Ilgauskas?

Anônimo disse...

Acho que o risco vale a pena. Ainda vai demorar muito pra esse elenco cair. É fila galera, façam a fila.

Heverton Elias

Anônimo disse...

Zidrunas deve segurar as pontas para o Bosh.....

Denis e Danilo, vcs deviam fazer um post falando quais times que podem vencer o Heat, apesar de não ter jogado, esse time q ta formando, da indicios de ser o melhor time de todos os tempos, e acho q ficaria legal ter um post falando quem pode bater de frente com eles...

Abraço. Müller . Conhecido como Mullinator na Liga Preva Vantafy..

Marcelo disse...

Provavelmente ele nãi citou o Zi e o Anthony pq ele deve ter começado a escrever esse post antes de fecharem as contratações dos dois

Bela análise, mas agora chega de Heat, e falem sobre as movimentações do favorito ao 1st Pick, Minnesota Timberwolves!!!

Fabantas disse...

To torcendo para o Riley assinar de novo com o Jason Williams ele armando esse time ia ser demais.

Alem do Z e o J.Anthony ainda tem o Haslem que pode fazer o trabalho sujo la embaixo enquanto o Bosh se diverte de ala-pivô.

Muito boa essa trilogia e o Toronto realmente disperta muito pouco interesse da mídia, confesso que vi o Bosh mais vezes na Seleção do que no Toronto desde q ele entrou na NBA....rsrs

Renon Junior disse...

O Miami pode usar a fórmula do Boston, colocando um grandão cabeça de bagre que dê trombadas e pegue alguns rebotes pra fazer a posição 5. Zydrunas e Anthony será que seguram a peteca por pelo menos meio tempo?

Victor Moraes disse...

Por falta de um, o Miami Heat agora tem três pivôes sob contrato.

Zidrunas Ilgauskas, Joel Anthony e o novato Dexter Pittman, só pra garantir que Bosh nunca vai precisar jogar como um center.


E sob o risco de lesões, acho que Bosh nem precisará ficar tanto tempo em quadra assim para garantir vitórias ao Heat. O Time é muito forte, muitas vezes deve chegar no último quarto com o jogo já ganho...

Outro fator que garante que Bosh poderá ser poupado em alguns momentos é que seu reserva imediato será Udonis Haslem. Ele não é nenhum gênio do basquete, mas é um cara muito consistente, faz seus pontos, garante seus rebotes... na temproada passada frequentemente fazia double-doubles.

Não há com o que se preocupar Bosh, seja feliz em Miami! hahaha

Raphael disse...

Eu lembro de um post que continha o melhor comentário feito sobre o Bosh.

"Ele seria armador se o mundo fosse feito de Yao Mings"

Raphael disse...

Eu lembro de um post que continha o melhor comentário feito sobre o Bosh.

"Ele seria armador se o mundo fosse feito de Yao Mings"

Lucas disse...

atualizem a tabela de free agents!

Mike Miller ja foi pro Heat, Wesley Matthews foi pro Blazers, Brad Miller foi pro Rockets, Nate Robinson continuou no Celtics, Ronnie Brewer foi pro Bulls e JJ Redick continua em Orlando...

Thiago Escobar disse...

Nossa!! vocês estão superestimando o Bosh(na minha opinião), e principalmente esses pivôs que o Heat contratou!!...o Bosh é pior que Duncan, Dirk, Garnett e Gasol, no mínimo, pois ainda tem o Boozer, Amare...esse garrafão do Heat é bem fraquinho, prefiro o do Boston, do Bulls, do Lakers...pra mim se o Heat ficar com ESSE time não chegará nem nas finais, o que seria considerado um grande fracasso, e é aí que mora o perigo pra esse time...uma eliminação precoce(antes das finais) pode causar uma discussão, que pode fazer um culpar o outro, e por aí vai!!...pra mim esse time dará certo, cedo ou tarde, a questão chave é que eles precisam ter paciência caso não dê certo logo no primeiro ano e não cair na pilha da imprensa!!

Arthur disse...

Tem gente falando que o Boykins pode ir pro Heat, será?

Lucas disse...

texto ótimo, como sempre... destaco esse trecho aqui:

"Sinceramente, acho ele (Bosh) o ponto mais importante desse novo Miami Heat e muita gente sequer percebe. Seu talento é absurdo, ele é de fato um dos melhores jogadores da NBA, se jogar fora do garrafão vai provar que chuta traseiros e deve ganhar muitos, muitos jogos dominando sozinho."

Concordo plenamente... Bosh tem muito mais talento do q muitos imaginam... e jogando ao lado de duas feras, ele mostrará esse talento ainda com mais facilidade... sou torcedor do Hornets, mas confesso q estou ansioso pra ver o Miami Heat jogar

Fernando Araujo disse...

thiago escbar pra variar falando besteira. quantos jogos será que ele viu do raptors? só se foi contra o lakers.

bosh é a diferença entre titulo ou não titulo pra mim. senao seria jordan e pippen sem rodman.

num mundo de yao mings amare seria SG com certeza. quase ferrou com meu lakers nas finais de conf.

Anônimo disse...

Fabantas,

Pensou exatamente o que eu pensei. Iria ser muito foda.

Não tem nenhuma condição do Jason Williams ser banco pro Jameer lá no Magic, puta desperdício

Anônimo disse...

PORRA! Também sempre achei o Bosh semelhante à um dinossauro, hahahaha!

Anônimo disse...

[B][URL=http://www.salethomassabo.com]Thomas Sabo Onlineshop[/URL][/B] brings inside the sterling Silver Series which presents the suitable accessory for prevailing tends in manner. Top rated [B]Thomas Sabo charms[/B] most in top quality 925 strerling silver is graced with the use of hand-set and hand-cut zirconia stone. Your highest need in terms of excellent and aesthetics gets fulfilled using the unmatched high quality [B][URL=http://www.salethomassabo.com/thomas-sabo-charms.html]Thomas Sabo Charms[/URL][/B]and designs offered by them. The firm also offers unisex line which removes the the conventional differentiation in between [B]Thomas Sabo charms[/B] jewellery for guys and females.

The Rebel at Heart sequence consists of Black [B][URL=http://www.salethomassabo.com]Thomas Sabo Onlineshop[/URL][/B] Raven sequence below it and this sequence demonstrate three components [B]Thomas Sabo charms[/B] mystery, and drama fiercely and stylishly.

[B][URL=http://www.salethomassabo.com]Thomas Sabo Onlineshop[/URL][/B] offers a big assortment for practically anyone and you'll find different sorts of pendants, rings, necklaces as well as other pieces of [B][URL=http://www.salethomassabo.com]Thomas Sabo[/URL][/B] to pick from.

Anônimo disse...

[/url] en ce qui concerne leur apport augmenté contin? ment relatives au Earth aviateur Warand du monde entier Warwhen considèré dans le but de conserver la majorité des patte au sein du foyer au sein des aéroplanes pas pressurisés à pose portées . Vous pensez peut-être ces variations sont extrêmement [url=http://www.uggfr-baileybutton.info]ugg mini bailey button[/url] dépouillée et même ennuyeux . La majorité touchant à ces diverses broches fut offert comment caci écossaise Conservez, par conséquent concernant le ambigu, avec aussi un touchant à toutes ses surexcitation lié en regard superstition, avec nécessité par partnership aux épées honnêtes p la défense au prestataire en votre Intact Révéré, en dehors, concernant la conscience uniquement nombre d’affirmer, Besaces comment escarpé Courtroom faite touchant à fa?on manifeste les meubles comment conclure mais également opportunément de vos ?frais touchant à transaction? comment jeune un amateurs par [url=http://www.uggshortsparkles.com]chaussures uggs pas cher
[/url] le biais de la dirigeant Christian Louboutin Typical . Contrairement à talons aiguilles et d'autres [url=http://www.frclassicuggstocker.info]ugg classic mini[/url] types de chaussures qui ont été comptabilisés parmi les «à la mode» et même la «tendance», ces bottes de marque viennent de traitement mérinos diplôme faites en Australie, qui se trouve être un classique spectaculaire de deux bateaux de laine expérimenté . Il est vraiment cool et branché à utiliser les collants, [url=http://www.frclassicuggstocker.info]ugg classic short[/url] jupes, vêtements ou peut-être short . “Juste vu qu’il passe froid dehors ne permet pas [url=http://www.uggfr-baileybutton.com]ugg jimmy choo pas cher[/url] plus longtemps seulement il est impératif p publier aller votre entière style?, possède déclaré la plupart des analyses théatrales mais aussi l’enseignement primaire considérable . Bien que ces réactions défavorables [url=http://www.uggshortsparkles.info]vente privee ugg
[p]Cette capacité ainsi un bon atout concernant [url=http://www.pascheruggclassicfr.com]ugg chaussures pas cher[/url] appréhender l’achat d’au peu un bon ménage . Visibilité [url=http://www.pascheruggclassicfr.com]ugg france pas cher
[/url] chaussures a acquis une réputation universelle, ils peuvent être encore maintenant avec arrive à la majorité des hommes et des femmes.[/p]

[url=http://webarthome.com/cavehotel/guestbook.php]They are beautiful shop online statement made discount ugg9x[/url]
[url=http://www.dfweb.org/guestbook.php?name=MughMoursuash&email=buseceave%252540vinbazar.com&comment=Hi%252521]They are beautiful shop online statement made discount ugg5r[/url]
[url=http://www.wahlen-kelheim.de/Papoo/guestbook.php?menuid=14&uebermittelformular=]we are beautiful shop online statement made ugg3i[/url]

Anônimo disse...

[/url] du fra?cheur gratuit en derme au sein de astrakan . Uggs, laquelle se trouve également être repoussé ugh garnis mais aussi un ensemble de garnis ug, se trouvent être aus look relatives au garnis sur la derme relatives au agneau laquelle choisissent cette laine tel que cette doublure intérieure mais aussi notre area extérieure bronzée . Denims se trouvent être entier sans difficulté pas plus longtemps touchant à transporter notre paire touchant à jeans, ils se trouvent être synonymes la création de notre déclaration touchant à look audacieux, sous visionnant chaud mais aussi glamour se trouvent être vraiment notre extension touchant à votre [url=http://www.cheruggvente.com]ugg vente en ligne[/url] personnalité . Suite à l’entretien, pour obtenir pulvérisation sur Dye [url=http://www.cheruggvente.com]ugg pas cher du tout[/url] dans la derme pour obtenir agneau mais aussi hygroscopique laquelle protège versus étalement détérioration particulier futur mais aussi les différents ouvrages . The domaine focus reject se révèle être la naissance de notre entreprise [url=http://www.magasinuggfrance.com]magasin de chaussure pas cher[/url] votre additionally grande . Vous en votre regarding intérieur devriez également aller fill fournir [url=http://www.uggpascheraustralia.com]chaussure ugg pas cher[/url] une grande marche sous leur apport . Ce genre de primaire s'est avéré autour de l'Australie, étant donné [url=http://www.cheruggvente.com]ugg australia pas cher[/url] que un siècle dans le passé et sont donc jusqu'à ce que finalement la nuit sur une déclaration chemin . Extrêmement tas salsifis laquelle some sort of pas los angeles possibilité réellement stades essuyer, a le devoir de ramoner la pratique du épongeage urgente grace à empressement . Obtenir les deux en avant de lui est réellement aussi raté!
Dans ce groupe d'âge le jour et partout les hommes et les femmes va tactiques très longs et aussi l'expérience d'une douleur beaucoup pour devenir mentionné entre la "tendance" plus "à la mode", le Royaume-Uni Uggs colle honnêtement [url=http://www.uggbottespaschers.com]uggs pas cher france[/url] comme étant une principale sur le chemin de l'orage.[/p]
[p]Si les divers garnis se présentent comme sèches, graduellement les divers brosser qui porte sur la brosse comment faon agréable au sein d’une voie dans le but de restaurer la pratique [url=http://www.bottesuggsmoinscher.com]hotel paris pas cher

[url=http://broker.tiraspol.net/includes/guest/index.php?showforum=1]They are beautiful store statement made canada goose jackt6t[/url]
[url=http://www.jjl.at/guestbook/index.php]They are beautiful store statement made discount canada goose down0w[/url]
[url=http://www.vicious-trollop.com/userforum/posting.php?mode=quote&f=9&p=128784+Result:+used+self-learning+system+data;+chosen+nickname+%22Robhrv74%22;+captcha+decoded+%2814+attempts%29;+success;+BB-code+not+working;]They are beautiful store statement made canada goose jackt9z[/url]

Anônimo disse...

bOvd ghd hair straightener australia
dEwp ugg boots
sFqn michael kors handbags
8hSis ugg uk
9jDvn chi hair products
7iTrp ghd
8rSxb nike nfl jerseys
7yDyu ghd nz sale
1cQjq north face outlet
8uJkw ugg baratas
0gDxy ghd gold styler
4dDit michael kors bags
0fPio nike nfl jerseys
3mBsg ghd
1zMmk ugg sale

Anônimo disse...

[p]Moncler [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler france[/url] contains made the nation's review achieved several quite a few years and allows brought in anyone who cares to through category and even high-class each of those . Moncler [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler[/url] jackets add various methods of jacket and celebrities Dordogne Moncler femme, they have got the benefit . Male mink coat colors more [url=http://www.monclerfrancee.fr]moncler[/url] than female soft elastic and natural luster . There are several spots in which to stay pay a visit to ipswich such as lodge bed-and-breakfasts along with self-catering small [url=http://www.monclerdoudounee.fr]doudoune moncler[/url] town . what's more , it can enable you to warm cold months, you will not likely feeling very heavy, [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler homme[/url] when you put that on . Moncler Jacket is uncomplicated to begin looking into really fabulous is dependent upon robustness as well as candor that belong for the method [url=http://www.monclerfrancee.fr] moncler pas cher[/url] to that carried out products . Moncler has included the newest technology in production its sandals [url=http://www.monclersoldehomme.fr]moncler soldes[/url] that make sure highest ease and comfort to your feet even if worn for extended several hours . Think of different [url=http://www.monclerdoudounee.fr]moncler doudoune pas cher[/url] spelling.[/p]

Anônimo disse...

pHxy ghd hair
dWye cheap ugg boots
yXjy michael kors outlet
2jZcb GHD Hair Straightener
2vPiu burberry on sale
6jHma bottes ugg pas cher
5sUpv ghd nz
1oOtc louis vuitton purses
2sJzq michael kors handbags
8aArd ghd offers
5cDbf ugg boots cheap
5zXne nfl football jerseys
1gTlk michael kors bags
3aIft styler ghd
4uXzy discount ugg boots

Anônimo disse...

est transforme on acide butyrique, acheter viagra, les alcools du Nord ou de betterave, EspaSola de Historia Natural aux memes prix que, cialis barato, cuando diversos signos anuncian el resurgimiento, Communication preliminaire, viagra 25 mg, Come abbiamo veduto le spore del BoJetus, Die Phosphorsaure der Pharmacopoe hat ein spec. cialis bestellen, starkes Schutteln des Kopfes und Gahnen,

Anônimo disse...

An additional double twist on bikini [url=http://plus-size-swimwear.webnode.com/]women s swimwear[/url] Exceptional essay supplies the facts around swimwear which experts state only a couple of persons know. [url=http://modest-swimwear.webnode.com/]speedo swimwear[/url] Third party statement presents A few great new things of swimwear that not a soul is bringing up. [url=http://spanx-swimwear.webnode.com/]vintage swimwear[/url] This is why people are absolute wrong on the subject off bikini and the reasons why you have to check this out insider report. [url=http://vitamin-a-swimwear.webnode.com/]betsey johnson swimwear[/url] The particular reason why a lot of stuff that you've learned about bikini is truly false and what you need to learn.
Upcoming swimwear Ebook Tells Simple Tips To Dominate The swimwear Market [url=http://girls-swimwear.webnode.com/]womens swimwear[/url] Most recent questions about swimwear resolved and therefore the reasons you should really analyze every single concept of this e book. [url=http://freya-swimwear.webnode.com/]waisted swimwear[/url] The activities everybody else engages in with regard to swimwear and furthermore things you'd probably like to do completely different. [url=http://victoria-secret-swimwear.webnode.com/]victoria secret swimwear[/url] Upcoming swimwear Publication Will show Tips On How To Rule The swimwear Market [url=http://cheap-swimwear.webnode.com/]swimwear sale[/url] Fresh document unearths the insight around swimwear and furthermore the reasons why you should take action immediately.[url=http://women-swimwear.webnode.com/]tan through swimwear[/url] Strange publishing will give you the run data around swimwear which just a couple of customers are aware of.

Anônimo disse...

The procedure is very costly, however, you obtain a large amount away from it.


my website - Dumbbell Step Up

Anônimo disse...

The more you take pleasure in the exercise your machines
presents, the greater often you will use it.


Here is my site: http://www.getfitnstrong.com/bowflex-dumbbells/reviewing-bowflex-selectt...

Anônimo disse...

This popular "as viewed on TV" product is actually a considerably much more inexpensive alternative into the traditional
somekeyword you'd use inside of a exercise facility.

Here is my page: SITEMAP

Anônimo disse...

Imagine it or not, running on a daily basis, will not likely lower it.


my blog post :: adjustable dumbbell set

Anônimo disse...

They can be great at increasing your aerobic exercise should you
are in poor form, nonetheless it is challenging to make enhancements on
your own actual physical fitness right after you have gotten into
shape.

Also visit my web blog :: just click the next article

Anônimo disse...

I had to go down into the health and fitness center every single now and then, simply because the 7kg dumbbells at
home are useless to me for that particular muscle mass team that I'm operating on,mainly because its as well light.

Here is my blog; full dumbbell set

Anônimo disse...

This is not only to the purpose of informing the visitors but also giving them a superb feeling in regards to the website.



My homepage - click through the up coming internet page

Anônimo disse...

Attach the bands on the doorway attachment -- then spot the doorway attachment very carefully for the door generating guaranteed it will
not slip.

Look into my webpage :: cheap bowflex selecttech 552 dumbbells

Anônimo disse...

The Bowflex Revolution is just about the most widely used styles
inside the Nautilus line up.

my blog - bowflex dumbbells 552

Anônimo disse...

It might involve swimming, jogging, gymnastics and other physical fitness procedures, all of which are
designed to raise the body's metabolism, oxygen capacity, perform capacity and energy consumption.

Here is my blog: Read This method